R&D 2020-04-17T17:16:14+00:00

R&D

Co-financed by

Project title EC@Guiatel – Aceleração da transição para a Economia Circular de componentes de telecomunicações
Project code NORTE-02-0853-FEDER-040661
Main goal Strengthening the competitiveness of SMEs
Intervention region North
Beneficiary GUIATEL
Approval date
20/12/2018
Start date 22/01/2019
End date 21/01/2020
Total eligible cost 10 000,00 €
European Union financial support FEDER 7 500,00 €
Objectives: Objectives: It is intended with the services contracted in this Valley to carry out a diagnosis of opportunities within the scope of the Circular Economy on the company’s activity in its various aspects, which allows the detection and mapping of opportunities in this area. Following this diagnosis, the objective of the project is to implement actions in the areas of “Valuation of by-products and waste”, “Extension of the life cycle of products” and “New business models” that will support the transition of the activity of GUIATEL for a More Circular Economy.
  • Candidatura ao SI I&DT – Projetos em Copromoção n.º 3357Designação do Projeto: PROJETOS DE I&DT EMPRESAS EM COPROMOÇÃOObjetivo Temático: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

    Duração do Projeto: O período para implementação deste projeto decorre entre 1 de julho de 2015 e 30 de Junho de 2017.

    Investimento Previsto e Incentivo Atribuído: No âmbito da candidatura que foi apresentada ao SI I&DT, foi aprovado um investimento total de 372.035,73 euros, tendo sido considerado como despesas elegíveis o montante de 341.279,78 euros. O incentivo atribuído à candidatura assume a modalidade de Incentivo não reembolsável, até ao valor de 243.283,30 euros.

    Descrição do Projeto OptimOdour – Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARs

    O projeto OptimOdour – Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARs – é um projeto financiado ao abrigo do sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico do PORTUGAL 2020 (refª 3357), e desenvolvido em co-promoção pela Guiatel SA, e pela WeDoTech, Lda.

    Este projeto enquadra-se na promoção da eficiência energética em ETARs, propondo-se desenvolver uma solução integrada e inteligente, apoiada na monitorização real de parâmetros críticos da qualidade do ar interior das ETARs e nas suas condições de operação, que permita gerir de forma automatizada e informada a capacidade de ventilação necessária na ETAR. Este projeto será desenvolvido à escala real numa ETAR modelo comparando a situação de base existente com a introdução da solução OptimOdour, avaliando-se os ganhos energéticos decorrentes da gestão adequada do regime de ventilação em função das flutuações da qualidade do ar interior.

    O objetivo global do projeto OptimOdour é desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs visando atingir melhoria do desempenho energético.

    Os objetivos técnico-científicos definidos para o projeto foram os seguintes:

    • Investigar a correlação de condições de operação da ETAR com a concentração de poluentes específicos no ar interior, por forma a identificar padrões de operação que contribuam para diferentes perfis de emissão de poluentes.
    • Desenvolver um software dedicado ao controlo do sistema de ventilação em ETARs, capaz de gerir os inputs dos sensores de poluentes e qualidade do ar e atuar sobre o regime de ventilação.
    • Desenvolver plataforma de interface com utilizador para visualização em tempo real da monitorização dos sensores e gestão de set-points da programação do software.
    • Otimizar solução integrada de controlo de ventilação inteligente por forma a maximizar a eficiência energética associada à ventilação em ETARs.