I&D 2021-01-12T09:44:17+00:00

I&D

Co-financiado por

Designação do projeto EC@Guiatel – Aceleração da transição para a Economia Circular de componentes de telecomunicações
Número do projeto 040661
Código do projeto NORTE-02-0853-FEDER-040661
Objetivo temático OT 3 – Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção Programa Operacional Regional do Norte
Promotor líder Guiatel – Serviços e Telecomunicações, S.A.
Data de aprovação 20/12/2018
Data de início 22/01/2019
Data de conclusão 30-04-2020
Custo total elegível 10 000,00 €
Incentivo do Fundo FEDER não Reembolsável 7 500,00 €
Descrição do Projeto:

A Guiatel é uma empresa orientada para a satisfação total dos seus clientes, apresentando-se como o suporte de engenharia nas Tecnologias de Informação e Comunicações atuais e emergentes, oferendo soluções de vanguarda, com custos e prazos de entrega largamente reconhecidos e competitivos.

Este posicionamento exige um esforço permanente de análise de tendências e otimização de processos e oferta de forma a acompanhar a rápida evolução do mercado. De forma a monitorizar este esforço e a assegurar a qualidade dos processos a Guiatel apostou na certificação da qualidade, obtida e mantida desde 2012. É nos documentos de suporte do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que encontramos as evidências da importância e impacto do projeto na organização. Desde logo na matriz de riscos e oportunidade (v2019) que identifica como importante risco/oportunidade do negócio da Guiatel a “Concentração do volume de negócios num número relativamente reduzido de clientes” sendo que uma das ações lançada como resposta passou pela “atuação noutras áreas de negócio”.

O projeto EC@Guiatel tem por objetivo a implementação de uma estratégia de Economia Circular, baseada no desenvolvimento de novos modelos de negócio e estratégias colaborativas associados à valorização de componentes e materiais do sector das telecomunicações.

  • Candidatura ao SI I&DT – Projetos em Copromoção n.º 3357Designação do Projeto: PROJETOS DE I&DT EMPRESAS EM COPROMOÇÃOObjetivo Temático: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.Duração do Projeto: O período para implementação deste projeto decorre entre 1 de julho de 2015 e 30 de Junho de 2017.Investimento Previsto e Incentivo Atribuído: No âmbito da candidatura que foi apresentada ao SI I&DT, foi aprovado um investimento total de 372.035,73 euros, tendo sido considerado como despesas elegíveis o montante de 341.279,78 euros. O incentivo atribuído à candidatura assume a modalidade de Incentivo não reembolsável, até ao valor de 243.283,30 euros.Descrição do Projeto OptimOdour – Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARsO projeto OptimOdour – Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARs – é um projeto financiado ao abrigo do sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico do PORTUGAL 2020 (refª 3357), e desenvolvido em co-promoção pela Guiatel SA, e pela WeDoTech, Lda.Este projeto enquadra-se na promoção da eficiência energética em ETARs, propondo-se desenvolver uma solução integrada e inteligente, apoiada na monitorização real de parâmetros críticos da qualidade do ar interior das ETARs e nas suas condições de operação, que permita gerir de forma automatizada e informada a capacidade de ventilação necessária na ETAR. Este projeto será desenvolvido à escala real numa ETAR modelo comparando a situação de base existente com a introdução da solução OptimOdour, avaliando-se os ganhos energéticos decorrentes da gestão adequada do regime de ventilação em função das flutuações da qualidade do ar interior.O objetivo global do projeto OptimOdour é desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs visando atingir melhoria do desempenho energético.Os objetivos técnico-científicos definidos para o projeto foram os seguintes:
    • Investigar a correlação de condições de operação da ETAR com a concentração de poluentes específicos no ar interior, por forma a identificar padrões de operação que contribuam para diferentes perfis de emissão de poluentes.
    • Desenvolver um software dedicado ao controlo do sistema de ventilação em ETARs, capaz de gerir os inputs dos sensores de poluentes e qualidade do ar e atuar sobre o regime de ventilação.
    • Desenvolver plataforma de interface com utilizador para visualização em tempo real da monitorização dos sensores e gestão de set-points da programação do software.
    • Otimizar solução integrada de controlo de ventilação inteligente por forma a maximizar a eficiência energética associada à ventilação em ETARs.