I&D 2020-04-17T16:58:43+00:00

I&D

Co-financiado por

Designação do projeto EC@Guiatel – Aceleração da transição para a Economia Circular de componentes de telecomunicações
Código do projeto NORTE-02-0853-FEDER-040661
Objetivo principal Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção Norte
Entidade beneficiária GUIATEL
Data de aprovação 20/12/2018
Data de início 22/01/2019
Data de conclusão 21/01/2020
Custo total elegível 10 000,00 €
Apoio financeiro da União Europeia FEDER 7 500,00 €
Objetivos: Pretende-se com os serviços contratados neste Vale realizar um diagnóstico de oportunidades no âmbito da Economia Circular sobre a atividade da empresa nas suas diversas vertentes, que permita detetar e mapear oportunidades neste âmbito. No seguimento deste diagnóstico, é objetivo do projeto implementar ações no âmbito dos domínios de “Valorização de sub-produtos e resíduos”, “Extensão do ciclo de vida dos produtos” e “Novos modelos de negócio” que permitam suportar a transição da atividade da GUIATEL para uma Economia mais Circular.
  • Candidatura ao SI I&DT – Projetos em Copromoção n.º 3357Designação do Projeto: PROJETOS DE I&DT EMPRESAS EM COPROMOÇÃOObjetivo Temático: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.Duração do Projeto: O período para implementação deste projeto decorre entre 1 de julho de 2015 e 30 de Junho de 2017.Investimento Previsto e Incentivo Atribuído: No âmbito da candidatura que foi apresentada ao SI I&DT, foi aprovado um investimento total de 372.035,73 euros, tendo sido considerado como despesas elegíveis o montante de 341.279,78 euros. O incentivo atribuído à candidatura assume a modalidade de Incentivo não reembolsável, até ao valor de 243.283,30 euros.Descrição do Projeto OptimOdour – Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARsO projeto OptimOdour – Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARs – é um projeto financiado ao abrigo do sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico do PORTUGAL 2020 (refª 3357), e desenvolvido em co-promoção pela Guiatel SA, e pela WeDoTech, Lda.

    Este projeto enquadra-se na promoção da eficiência energética em ETARs, propondo-se desenvolver uma solução integrada e inteligente, apoiada na monitorização real de parâmetros críticos da qualidade do ar interior das ETARs e nas suas condições de operação, que permita gerir de forma automatizada e informada a capacidade de ventilação necessária na ETAR. Este projeto será desenvolvido à escala real numa ETAR modelo comparando a situação de base existente com a introdução da solução OptimOdour, avaliando-se os ganhos energéticos decorrentes da gestão adequada do regime de ventilação em função das flutuações da qualidade do ar interior.

    O objetivo global do projeto OptimOdour é desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs visando atingir melhoria do desempenho energético.

    Os objetivos técnico-científicos definidos para o projeto foram os seguintes:

    • Investigar a correlação de condições de operação da ETAR com a concentração de poluentes específicos no ar interior, por forma a identificar padrões de operação que contribuam para diferentes perfis de emissão de poluentes.
    • Desenvolver um software dedicado ao controlo do sistema de ventilação em ETARs, capaz de gerir os inputs dos sensores de poluentes e qualidade do ar e atuar sobre o regime de ventilação.
    • Desenvolver plataforma de interface com utilizador para visualização em tempo real da monitorização dos sensores e gestão de set-points da programação do software.
    • Otimizar solução integrada de controlo de ventilação inteligente por forma a maximizar a eficiência energética associada à ventilação em ETARs.